Ondas Praia Resort patrocina meia maratona de Porto Seguro


Compartilhar Compartilhar


Nem todos sabem, mas embora Porto Seguro seja uma cidade litorânea reconhecida por suas praias exuberantes, há outro aspecto que faz do município baiano um sucesso em termos de turismo no país. Foi exatamente aquela região que os portugueses avistaram no distante ano de 1500, mais precisamente no dia 22 de abril, após empreenderem uma extensa jornada saindo da costa africana, posteriormente aportando seus navios em terra firme.

 

O vilarejo que daria origem à Porto Seguro preserva até hoje algumas de suas características originais, sendo tombado como patrimônio histórico e cultural, fato que é motivo de grande orgulho para todos seus habitantes. Em decorrência disso, anualmente a prefeitura promove diversas festividades integradas para a comemoração do descobrimento do Brasil.

Um dos eventos mais tradicionais é a Meia Maratona do Descobrimento que, neste ano, foi realizada no segundo domingo do mês, dia 14 de abril. Com patrocínio do Ondas Praia Resort, empreendimento gerido pela WPA Gestão, a competição reuniu cerca de 2.500  participantes oriundos de 22 estados brasileiros e também de outros países, como Quênia nação com reconhecida tradição nesta modalidade esportiva. Além disso, participaram oito cadeirantes em modalidade própria e mais 300 crianças na Maratoninha Kids.

De quatro edições já realizadas, essa é a terceira que a WAM Brasil, parceira da WPA e responsável pela comercialização do Ondas Praia Resort, marca presença. O diretor geral de operações da WAM em Porto Seguro, que fez questão de participar da maratona, reafirmou o compromisso do grupo com a cidade. “A Meia Maratona já faz parte de Porto Seguro, assim como a WAM e o Ondas Praia Resort. Estamos colaborando, participando, nos engajando em todos os eventos, causas e entidades que são benéficas para Porto Seguro e região e a todos seus moradores e turistas”, disse Eric Sussumi.

A maratona contou com percursos de 21, 10 e 5 km, além de trecho reduzido de 3 km destinado à caminhada para atletas inexperientes. Contudo, o destaque foi a categoria reservada aos indígenas, com 70 representantes de tribos de todo o Brasil. Segundo os organizadores, a intenção é incentivar a integração dos povos primitivos às tradições da cidade e promover a valorização da comunidade pataxó, instalada há mais de dois séculos na região. Vale ressaltar, inclusive, que o período das festividades do descobrimento do Brasil coincide com a semana do índio, cuja data comemorativa é 19 de abril. Para reforçar o senso de gratidão e seu apreço pela causa indígena, a WAM Brasil e o Ondas Praia Resort promovem regularmente ações sociais com vistas a beneficiar as aldeias locais, a exemplo da doação de alimentos, insumos e itens de higiene pessoal.

A Meia Maratona do Descobrimento também está inserida no contexto do Festival Cultural do Descobrimento na Cidade Histórica, que teve seu ápice na última segunda (22/04), a partir do hasteamento da bandeira do Brasil e celebração da Missa de Ação de Graças conduzida pelo Bispo Diocesano Don José Edson na Praça das Pitangueiras. Nos dias que antecederam este momento, diversas atividades marcaram a programação do evento com a disponibilização de locais aconchegantes para apreciação do pôr do sol, atrações culturais, exposição de fotografias, oficina de artes, sala de cinema, apresentações de teatro com atores locais, mostras de dança e espaço gastronômico.

Para encerrar com chave de ouro, cantores como Geraldo Azevedo e Luiz Caldas também abrilhantaram o evento com seus clássicos da música nordestina. Mais uma vez como fiadoras desta realização, a WAM Brasil e o Ondas Praia Resort tiveram suas marcas estampadas nos produtos, brindes e materiais de apoio. É necessário destacar ainda o envolvimento do poder público na rememoração de um evento de tanto simbolismo para o país.

Curtiu o artigo? Confira também como foi a campanha de vacinação na WPA Gestão neste ano.