5 sites para fazer cursos online e gratuitos


Compartilhar Compartilhar


Cursos online e gratuitos estão entre as melhores opções de atividades para realizar durante o período em que a recomendação é ficar em casa. Tempo livre não precisa ser sinônimo de tempo ocioso, e buscar qualificação e aprimoramento representa tirar proveito do momento ao mesmo tempo em que se distrai das preocupações cotidianas com relação ao novo coronavírus.

Apesar disso, a enorme variedade de programas de especialização esconde um risco comum: o desprezo pela qualidade e a falta de credibilidade das instituições ofertantes. Por isso, para agilizar o seu trabalho de garimpo, a WPA listou abaixo cinco das melhores plataformas com cursos online, de qualidade, com garantia de procedência e, o melhor, completamente gratuitos. Muitos deles, inclusive, dão direito a certificados e diploma. Confira:

USP (coursera.org/usp

Um dos mais famosos espaços virtuais para a realização de cursos, o Coursera se destaca por sua diversidade enorme de cursos em línguas diferentes – incluindo o português, óbvio. Por lá, a Universidade de São Paulo (USP) oferece 16 cursos online gratuitos. Dá pra assistir às aulas pela web ou por meio do aplicativo para dispositivos móveis. Tudo é gratuito e liberado, mas é necessário fazer cadastro e, caso queira obter o certificado, desembolsar US$ 29.

FGV (Fundação Getúlio Vargas) | www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito

A FGV é uma das instituições mais renomadas do país. Sua plataforma online possui mais de 50 cursos gratuitos sobre gestão, estratégia de negócios, marketing, finanças e outras áreas. As aulas são de curta e média duração e, embora os cursos não gerem diploma na modalidade grátis, é possível conseguir um certificado de participação. Basta alcançar a nota mínima nas avaliações finais.

Escola Virtual | ev.org.br

A Escola Virtual da Fundação Bradesco é uma plataforma de educação à distânci bem reputada. São mais de 80 cursos em áreas como administração, contabilidade e finanças, informática, desenvolvimento pessoal e profissional e pedagogia. Um diferencial deste espaço virtual é a oferta de roteiros de estudos. Todos os cursos dão direito a um certificado que, inclusive, pode ser utilizado como comprovante de atividades complementares em algumas faculdades.

MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) | ocw.mit.edu/courses/find-by-topic

Lar de grandes cientistas e nomes da história do conhecimento, como o do linguista, filósofo e ativista norte-americano Noam Chomsky, o MIT oferece muitos cursos online gratuitos, boa parte deles na área de ciência e tecnologia, mas não fica só nisso: é possível encontrar ofertas nos segmentos de economia, história, arquitetura e artes, dentre outros.  A maior parte das aulas é ministrada em inglês.

Harvard | edx.org/school/harvardx

Provavelmente a universidade mais reconhecida do mundo em decorrência de sua excelência no ensino, a Universidade Harvard disponibiliza diversos cursos online em áreas como direito, literatura, estatística, ciência de dados e programação. As aulas são em inglês. Os cursos gratuitos podem ser realizados em nível introdutório ou intermediário e os certificados de conclusão precisam ser pagos com valor que depende do curso.

E aí, já conhecia algum desses sites?