Exercícios físicos em casa? Com apps, é possível


Compartilhar Compartilhar


Não tem jeito, praticar exercícios físicos é uma das iniciativas mais importantes durante o período de isolamento social. Ao lado do cuidado com a saúde da mente, o zelo pelo corpo precisa ser prioridade com vistas ao equilíbrio de todo o organismo. Pra se ter uma ideia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é uma espécie de epidemia que acomete cerca de 25% da população mundial. Só no Brasil, é estimado que 300 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de problemas e doenças agravados pela ausência da prática regular de exercícios.

Apesar disso, caminhada, corrida e ciclismo ao ar livre devem ser evitados por enquanto. Pesquisas têm mostrado que a movimentação pode fazer com que o novo coronavírus se dissemine em um raio de até 10 metros, muito além do distanciamento de até 2 metros, recomendado pelas autoridades de saúde. Sem poder frequentar academias, visitar praças e parques ou sequer sair às ruas, você deve estar se perguntando, então, como praticar exercícios. Mas calma, listamos três plataformas virtuais que te ajudam a mexer o corpo e manter a forma, mesmo de casa. Confira abaixo:

Nike Training Club

Desenvolvido por uma das maiores marcas de produtos esportivos, o Nike Training Club é aquele aplicativo que te dá opções de treino e incentivo para seguir em frente. São disponibilizadas diversas modalidades, entre musculares, de cardio, de mobilidade e até sessões de yoga. Há também programas preparados por especialistas, que visam resultados específicos, contendo dicas de nutrição e bem-estar para atletas. A despeito do aspecto super profissional, o conteúdo do NTC é todo pensado para que os usuários tenham flexibilidade e praticidade na aplicação cotidiana dos exercícios.

Freeletics

Semelhante ao NTC, e conhecido como o personal trainer digital mais popular do mundo, o Freeletics pode ser acessado a qualquer momento, em qualquer lugar e por qualquer pessoa. O aplicativo oferece séries adaptadas à rotina de cada um, permitindo a escolha de atividades e modalidades conforme os objetivos pretendidos. Ainda é possível trocar ideias e encontrar motivação na comunidade que hoje abriga mais de 40 milhões de usuários. Na versão paga, você encontra também opções de coaching de exercícios físicos e de mindset personalizados.

Endomondo
Diferentemente dos anteriores, a maior vantagem do Endomondo é permitir aos usuários o registro e a análise de desempenho das atividades realizadas. Pra quem gosta de dividir as experiências ou simplesmente não quer se sentir solitário enquanto faz exercícios, um recurso da plataforma permite compartilhar vídeos com amigos. A versão premium do Endomondo oferece benefícios adicionais, como planos de treinamento pessoal, acompanhamento de frequência cardíaca e a possibilidade de bloquear anúncios.

Todos os aplicativos e plataformas mencionados estão disponíveis para dispositivos Android e iOS. Baixe agora mesmo e experimente.