Caldas Novas: planeje sua viagem pós-pandemia


Compartilhar Compartilhar


Caldas Novas, no coração do Brasil, é o típico destino sobre o qual basta ouvir falar um pouco para a visita ao lugar se tornar logo desejo de consumo. Afinal, não é todo dia que águas termais naturalmente aquecidas brotam das profundezas e abastecem parques aquáticos. A curiosidade pelo fenômeno, o mito sobre o “vulcão extinto” em torno de sua explicação e a expectativa por presenciá-lo e vivê-lo de perto provavelmente superam em muito qualquer desejo de se refrescar em piscinas. Assim, Caldas Novas se tornou um polo turístico notável, chegando a receber até três milhões de visitantes muito também por conta da localização privilegiada.

Para acomodar tanta gente em uma cidade que é considerada pequena, Caldas Novas edificou, ao longo do tempo, uma infraestrutura hoteleira bastante respeitável, de fazer inveja às grandes metrópoles. São hotéis, flats, casas de temporada e também empreendimentos de multipropriedade dotados de vastas áreas de lazer. Desde que se impôs a necessidade de distanciamento físico e isolamento social, ainda em março, porém, a cidade mantinha grande parte das atividades paralisadas.

Desde 1º de julho, contudo, hotéis e parques locais – inclusive os associados à WPA – reabriram por autorização de um decreto municipal, tornando possível receber, com responsabilidade, é claro, Caldas Lovers saudosos de viajar para a capital mundial das águas termais mesmo durante a pandemia. Independentemente se a opção pelo roteiro for imediata, durante as férias de julho, ou um pouco mais tarde, quando sentir maior segurança, confira algumas dicas e planeje melhor esse momento.

Região 

Por estar na região Centro-Oeste, Caldas Novas possui um clima que é considerado quente, com temperaturas variando entre 15 ºC a 32 ºC. Apesar disso, mesmo quando chove ou as temperaturas caem, a estadia se torna agradável pela possibilidade de banhar em águas termais. A presença do enorme Lago Corumbá contribui para amenizar a baixa umidade do ar, deixando, porém, o tempo um tanto quanto abafado em razão do calor. Além das águas termais, Caldas desfruta de áreas com vegetação nativa do cerrado, oferecendo outras possibilidades de aventura e lazer. Bom exemplo disso é o Parque Estadual da Serra de Caldas com suas trilhas e cachoeiras.

Roupas

Parques aquáticos, piscinas e o próprio Lago Corumbá ditam a necessidade óbvia de muitas roupas de banho para aproveitar todas essas maravilhas sem correr riscos de constrangimento. O calor e o tempo abafado também exigirão peças mais leves e confortáveis para quando não estiver se refrescando. Por isso, opte por bermudas, shorts, camisetas, regatas, blusas, vestidos e saias, além de calçados abertos, como sandálias e chinelos, além de um bom tênis, se for fazer trilhas. Caso tenha a intenção de aproveitar a sempre bem movimentada noite no centro da cidade, não se esqueça de levar roupas mais elegantes e apropriadas para a ocasião.

Transporte

Sendo uma cidade do interior de Goiás, chegar a Caldas Novas pode ser difícil. A cidade possui um pequeno aeroporto que recebe voos diretos e com conexões por parte da Azul e da Gol, saindo de Campinas e Congonhas, respectivamente. Voos fretados por operadoras particulares são outra opção. Dependendo da distância, uma boa escolha pode ser voar até Goiânia ou Brasília e alugar um carro para pegar a estrada até Caldas Novas. Não há transfers regulares entre os aeroportos dessas cidades e o aeroporto de Caldas, mas é possível encontrar alguns privativos ou organizados pelos hotéis. De ônibus, é possível chegar a Caldas partindo de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e São Paulo, em trajetos que duram entre 3 a 12 horas, dependendo da opção.

Caldas é um prato cheio para turistas e, justamente por ser tão visada, as melhores acomodações e estadias são sempre disputadas. Preparar um bom planejamento, abarcando os mínimos detalhes em todas as etapas é fundamental para maximizar o potencial de desfrute do destino. Portanto, observe as dicas com atenção e leve em consideração as especificidades delas, conforme a sua disponibilidade e condições. No mais, boa viagem.