Porto Seguro: planeje sua viagem pós-pandemia


Compartilhar Compartilhar


Porto Seguro é um dos destinos mais visitados e cobiçados do Brasil, não tem jeito. O fato de estar no litoral sul da Bahia, ostentando diversas praias, e ser uma região historicamente famosa por ter recebido os portugueses no chamado Descobrimento do Brasil, há mais de 500 anos, é determinante para isso. Exemplo dessa reputação é que o ranking Traveler’s Choice do TripAdvisor, uma espécie de termômetro anual do turismo, trouxe Porto Seguro na 4ª posição da categoria destinos em alta em 2020. Ou seja, Porto está em ascensão também em comparação a outros lugares mundialmente conhecidos.

Não é por outro motivo que o Ondas Propriedade de Lazer se tornou um paraíso dos empreendimentos de férias para quem quer ter Porto Seguro como segundo endereço: primeiro foi o lançamento do Ondas Praia Resort, e depois, da novidade Terranova Ondas Resort. Mas o desejo de visitar Porto Seguro e desfrutar de suas diversas atrações entrou em suspensão temporária desde que o novo coronavírus chegou ao Brasil. Embora seja um dos maiores prazeres da vida, viajar não é uma boa ideia por enquanto, o que não significa abandonar o sonho e esperar de braços cruzados. Que tal ir ajeitando os preparativos? Nós damos uma forcinha.

Região

Quem já foi a Porto Seguro sabe que o lugar não é tão fácil de decifrar, e não estamos nos referindo aos seus atrativos, mas de sua constituição administrativa. Porto Seguro é um município subdividido em cinco distritos: Porto Seguro (sede), Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde. É bastante comum que os visitantes e turistas confundam os distritos com municípios autônomos, já que cada um deles possui características que os torna únicos. Mas tudo faz parte de Porto Seguro, inclusive o próprio distrito de Porto Seguro. Deu pra entender?

Roupas

Aqui não há muito segredo, mas é sempre bom lembrar que por ser litoral, o clima tropical aparece de forma intensa, com sol forte e alta umidade quase o ano inteiro. No verão, as temperaturas podem passar de 40 ºC, enquanto no inverno elas não costumam ficar abaixo dos 20 ºC. Ou seja, a sensação varia entre “fresco” e “calor de rachar” Assim, prefira roupas leves e mais confortáveis, como bermudas, shorts, camisetas, regatas, blusas, vestidos e saias, além de calçados abertos, como sandálias e chinelos. Não se esqueça da sombrinha ou guarda-chuva, já que, na região, as pancadas de chuva repentinas não pedem licença.

Transporte

Um dos grandes diferenciais de Porto Seguro em termos de acesso diz respeito à existência de um aeroporto no município, o que facilita bastante a vida de quem chega de fora. O espaço não é grande, mas atende relativamente bem à necessidade, com chegadas e saídas diárias entre as principais cidades brasileiras. Também é possível chegar a Porto de ônibus, já que a cidade possui uma pequena rodoviária. Nesse caso, a principal dificuldade pode ser encontrar uma viação com destino certo à cidade ou parada no local. Uma saída interessante pode ser viajar até uma cidade grande, como Salvador ou Vitória, e depois partir rumo a Porto Seguro.

A região de Porto Seguro é o tipo de destino no qual pontos incríveis para conhecer é o que não faltam. Com tempo de sobra, ainda é possível visitar algumas das cidades vizinhas que compõem a Costa do Descobrimento, como Santa Cruz Cabrália. Saber um pouco sobre a constituição da região, das formas de chegar até lá e do clima local já é um bom começo para planejar uma super viagem dos sonhos. Agora, mãos à obra.